sábado, 19 de janeiro de 2008

Deputado da Arena denuncia o fracasso do movimento de 64 (Tribuna da Imprensa há 40 anos)




(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 19 de janeiro de 1968):

Jamil dá nome aos bois

BRASÍLIA (Sucursal) - As denúncias de corrupção no meio sindical ganharam nova dimensão, quando o deputado Jamil Amidem (MDB-GB) ocupou, ontem, a tribuna da Câmara, para citar nominalmente os sindicatos brasileiros subvencionados por entidades estrangeiras, ao mesmo tempo que se instalava a Comissão Parlamentar de Inquérito incumbida de promover investigações sobre o assunto. O representante carioca leu o texto de circular remetida pelo sr. Efraim Velasquez à Federação Internacional de Petroleiros e Químicos, em que critica, entre outras coisas, "a aparente incapacidade dos líderes trabalhistas brasileiros de estabelecer e manter um diálogo construtivo com o governo".

Deputado da Arena denuncia o fracasso do movimento de 64

No entender do deputado Mauro Werneck (Arena) "a revolução de 1964, após quase 4 anos, exibe, de forma exuberante, o seu fracasso total no plano político, econômico e sorial". Disse o parlamentar que "os militares após empolgarem o poder, diante da anarquia e do retrocesso econômico dominantes em 1968, não se mostram preparados para grandes tarefas.

Acentuou, ainda que "os militares, apesar de patriotas, patrocinam cegamente causas anti-Brasil; são honestos, e estão servindo de biombo a grandes e injustas negociatas; são "povo", mas, contribuem para o desprezo pelos politiqueiros são progressistas, no entanto se tornaram guardiães da política de estagnação".

Guatemala e Grã-Bretanha atuarão como mediadores de
impasse

LONDRES - (Carlos Sampaio - enviado especial) - Os países participantes do Acordo Internacional concordaram em que a Guatemala e Grã-Bretanha, atuam como mediadores, respectivamente, pelos produtores e importadores, do impasse entre as delegações do Brasil e Estados Unidos em relação ao problema do café solúvel.

Com essa decisão, deduz-se claramente que a delegação americana rejeitou a emenda do ministro Macedo Soares, na qual se propunha que o problema do café solúvel fosse incluído na pauta normal de atribuições da Organização Internacional do Café. Apesar de favorecê-los, essa emenda foi rejeitada pelos americanos, que querem o atendimento total de suas reivindicações.

Guedes Muniz pede ação contra os que caluniam militares

O presidente Costa e Silva desceu ontem de Petrópolis, interrompendo pela primeira vez, seu veraneio na Serra. Veio ao Rio para assistir à missa em ação de graças pelos 47 anos de sua formatura na Escola Militar das Laranjeiras. Mas hoje pela manhã, lá retornou à "Capital de Verão". O Marechal Costa e Silva chegou ao Rio num "Galaxie" chapa de Brasília, acompanhado pelo seu ajudante-de-ordens. Ao chegar à rua Uruguaiana, desnorteou totalmente seu esquema de segurança, quando deu a ordem. taxativa: "não quero aparatos em frente à Igreja".

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: